Nossos serviços

Uma linha completa de serviços para o seu produto chegar como você precisa que seja: Perfeito!

RF Soluções em Tratamento Térmico

Só a RF Tratamento amplia suas possibilidades.

Especializada no ramo de tratamento térmico especiais em grandes equipamentos. Na linha de tratamento do aço com proteção atmosférica temos capacidade para as maiores imersões de tratamento vertical no setor espacial, aeronáutico, automobilístico, agroindústria e de defesa e muito mais!

Tratamento termoquímico pelo processo gasoso como: carbonitretação, cementação, nitretação, têmpera e revenimento. Beneficiamento de metais ferrosos e não ferrosos, tratamentos em sinterizados e aços fundidos. Nossa tecnologia agrega em vários aspectos, uma evolução de serviços pela absorção de conhecimentos vindos em atividades anteriores em empresas tradicionais.

Inovações

Todos os Serviços que oferecemos:

Alívio de Tensões

O tratamento térmico de alívio de tensões tem o objetivo de reduzir o nível de tensões residuais, principalmente após uma usinagem com grande remoção de material, soldagem ou processo de usinagem através de processo de eletroerosão. O mesmo é executado em fornos com atmosfera neutra de nitrogênio e não alteram a qualidade microestrutural das superfícies das peças tratadas.

Coalescimento

O colescimento é um  Tratamento Térmico de recozimento subcrítico com a finalidade de se obterem os carbonetos na forma esferoidal, também conhecido como esferoidização. No Coalescimento utilizam-se aços hipereutoides e aços ferramentas, em produtos que necessitem reduzir sua dureza, para poderem ser deformados plasticamente.

Jato de Granalha

Jato de Granalha é um método utilizado para limpar, fortalecer (martelar) ou polir o metal. A técnica utiliza granalha de aço para fazer a limpeza da superfície do material metalizado. Essa técnica é uma das mais utilizadas atualmente, uma vez que foi comprovada que o jateamento de areia é prejudicial a saúde.

Nitretação Gasosa

Nitretação é um processo de difusão gasosa no qual o nitrogênio é absorvido na superfície do aço. O processo começa na superfície da peça com a formação de uma camada composta (conhecida como camada branca) que depende muito da composição do aço (e principalmente do teor de carbono).

Carbonitretação e Cementação Gasosa

A carbonitretação é um processo
termoquímico de introdução de carbono e
nitrogênio no aço a partir de uma mistura
de gases apropriada. O carbono provém
de um gás rico em carbono e o nitrogênio
a partir da amônia dissociada.

Envelhecimento

O processo de envelhecimento objetiva à formação de precipitados endurecedores. Os materiais que já se encontram solubilizados, são submetidos em fornos com atmosfera neutra de nitrogênio, utilizando temperatura e tempo de processo de acordo com a especificação das normas dos materiais e solicitação do cliente, para atender os níveis de propriedades mecânicas da aplicação.

Normalização

O tratamento térmico normalização consiste em um processo de tratamento térmico que tem como objetivo homogeneizar e refinar a granulação da microestrutura do aço. O tratamento térmico normalização melhora as características de usinagem e resistência mecânica, além de proporcionar melhores condições para têmpera posterior.

Recozimento

O recozimento é um tratamento térmico que tem por finalidade eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais com tensões internas resultantes do forjamento, da laminação, da trefilação. No aquecimento de aços de baixo carbono (0,030%) ocorrem formações de partículas ultrafinas de austenita à medida que atingem e ultrapassam a menor temperatura crítica (Ac1). À medida que a temperatura sobe, o excesso de ferrita continua a se dissolver, finalmente desaparecendo no ponto crítico superior (Ac3).

Sub-Zero

O tratamento sub-zero é um método consolidado e usual para a redução da austenita retida em camadas cementadas, simplesmente porque ele permite reduzir a temperatura das peças após a tempera e isso provoca a transformação da austenita.

Têmpera Aços Rápidos

Tempera de aço rápido é um tipo de aço com endurecimento secundário, ou seja, alcança o estado de máxima dureza depois do revenimento.

Têmpera por Indução

A têmpera por indução utiliza calor induzido e resfriamento rápido (resfriamento brusco) para aumentar a dureza e a durabilidade do aço. A indução é um processo sem contato que produz rapidamente calor intenso, localizado e controlável. Com a indução, apenas a parte a ser temperada é aquecida. A otimização dos parâmetros do processo, como ciclos de aquecimento, frequências e design de bobinas e duchas, resulta nos melhores resultados possíveis.

Têmpera a Vácuo

A têmpera a vácuo é um tratamento que se realiza dentro de um forno-câmara de até 1100˚C e cujo vácuo atinja até 10-2 bar. O tratamento têmpera a vácuo é recomendado para tratar/temperar aços rápidos, aços direcionados para trabalho a frio ou a quente e aços inoxidáveis martensíticos.

Têmpera em Banho de Sal

Os banhos de sais que operam em temperaturas de 200ºC até 1200ºC que também conhecidos como banhos de martêmpera, são largamente utilizados para este fim pois amenizam as distorções dimensionais bem como os risco de trincas dos componentes durante a transformação da austenita para a martensita.

Têmpera e Revenimento

Comercialmente conhecido como beneficiamento, o processo de têmpera garante um ganho significativo na dureza do aço com a formação da fase martensita. Este tratamento usa o choque térmico como parte do processo. Como exige muito do material, ele possui a característica de separar a parte de boa e má qualidade. Normalmente, após o processo de têmpera, é executado um revenimento que serve para ajustar a dureza para as propriedades desejadas. 

Está precisando tirar alguma dúvida sobre tratamento térmico? Entre em contato conosco